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Biblioteca / Perguntas Frequentes

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Qual horário de funcionamento da biblioteca?
De segunda a sexta das 7h30min às 22h
Sábados das 8h às 13h

Qual o horário de funcionamento da biblioteca nas férias?
A biblioteca funciona em horários especiais fixados e divulgados previamente pela Faculdade de Engenharias e Arquitetura - FEITEP na biblioteca e no site.

UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA
É permitido a entrada com bolsas na biblioteca?
Não. Bolsas, pastas, fichários com zíper e sacolas deverão ser deixados nos armários.

Qual procedimento para emprestar/devolver a chave do armário?
A chave deverá ser emprestada no balcão de atendimento, assim como sua devolução.

O que implica o atraso e a não-devolução da chave do armário?
O atraso de chave implica em bloqueio do cadastro do usuário no sistema e multa de R$ 10,00 (dez reais) por dia de atraso. Em caso de perda, o usuário deverá comunicar a biblioteca e quitar os dias de atraso com o financeiro. 

Há rede Wi-Fi disponível na Biblioteca?
Sim, a Biblioteca conta com uma rede exclusiva Wi-Fi, para senha de acesso consulte no balcão de atendimento ou no mural de recados da Biblioteca Acadêmica.

Não sou aluno/professor da FEITEP, posso utilizar a biblioteca?
Sim. A biblioteca da FEITEP é aberta ao público em geral, exclusivamente para consulta e pesquisa do acervo.
* O visitante deverá fazer o cadastro no balcão de atendimento e apresentar documento com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho), outros documentos não citados não serão aceitos.  Deverá apresentar o documento sempre que utilizar a biblioteca.

CONSULTA AO CATÁLOGO
Como consultar o acervo da biblioteca?
Acesse o site da FEITEP e clique no link para o site da biblioteca.
Ao acessá-lo, clique sobre a opção Catálogo Online. 

Como saber a localização do livro na biblioteca?
Para saber a localização e a disponibilidade de uma publicação, faça a consulta da obra desejada no site da biblioteca, anote o "número de chamada" e seguindo a identificação do acervo encontrará a obra que procura.

EMPRÉSTIMO DE MATERIAIS
Como retirar os materiais localizados no Acervo?
Os materiais localizados no Acervo, deverão ser emprestados no balcão de atendimento. A disponibilização da obra estará sujeita aos prazos estipulados pela Biblioteca.

Como obter cadastro e senha no sistema de empréstimo da Biblioteca?
O cadastro é automático no sistema, para os usuários, porém o registro da senha numérica (4 a 8 dígitos) deve ser efetuado pelo usuário no balcão de empréstimos da Biblioteca, durante a primeira utilização dos serviços.

Como obter nova senha em casa de esquecimento?
O recadastramento de senha é feito no balcão de atendimento ou online pelo site da biblioteca, no "Catálogo Online" em "Meu Pergamum".

Quantos materiais posso retirar por empréstimos?
Alunos de graduação e funcionários: até 05 (cinco materiais por um prazo de 10 (dez) dias corridos 
Alunos do Programa de Iniciação Científica: até 06 (seis) materiais por um prazo de 15 (dez) dias corridos
Alunos de pós-graduação: até 06 (seis) materiais por um prazo de 15 (quinze) dias corridos
Professores: até 08 (oito) materiais por um prazo de 30 (trinta) dias corridos


Como funciona o empréstimo de materiais no período de férias letivas?
Os materiais podem ser emprestados por um período maior que o normal, porém esta informação é divulgada no site da Biblioteca na ocasião.

*Para o empréstimo de materiais é necessário a apresentação do cartão de Registro Acadêmico (RA) ou documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho). 

RESERVA DE MATERIAIS 
Como faço a reserva de um material emprestado?
Acesse o site da Biblioteca
Clique no ícone Catálogo Online
Faça sua pesquisa de interesse
Clique no ícone exemplares
Selecione a opção reserva 
Digíte seu código e a senha cadastrada para utilização da biblioteca
Confirme a reserva.

Que código e senha eu preciso para reservar uma puplicação?
Alunos de graduação: número do registro acadêmico + senha
Alunos do Programa de Iniciação Científica: número do registro acadêmico + senha
Funcionários: F+número de matrícula RH + senha
Professores: P+número de matrícula RH + senha
Departamento: D+número do setor estabelecido pela biblioteca + senha
Alunos Pós-Graduação: PG+número de matrícula + senha

Como saber se o material reservado está disponível para retirada?
O usuário receberá um aviso por e-mail, informando que o material estará disponível por 24 (vinte e quatro) horas. poderá também fazer a consulta no site da Biblioteca.

Como é calculado o prazo de 24 (vinte e quatro) horas, para retirada da obra reservada?
As 24h são contadas a partir do momento que o livro foi devolvido, não levando-se em consideração sábados, domingos e feriados.

Posso cancelar uma reserva?
Sim, acesse o site da Biblioteca
Selecione Catálogo Online 
Clique sobre "Meu pergamum"
Digite seu código de matrícula e senha cadastrada na Biblioteca
No ícone Reservas, selecione e cancele as reservas que desejar.
 
RENOVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO DE MATERIAIS
Como renovar o empréstimo das publicações que estão em meu poder?
Online, acesse o site da Biblioteca
Selecione Catálogo Online 
Clique sobre "Meu pergamum"
Digite seu código de matrícula e senha cadastrada na Biblioteca
Clique sobre renovar 
Selecione a opçao "imprimir" ou "Enviar o recibo de renovação por e-mail"
Importante:
* O material somente poderá ser renovado se não estiver em atrasado e não possuir reserva.
** O material poderá ser renovado 03 (três) vezes online, e o usuário terá de devolver o livro no balcão de atendimento e refazer o empréstimo.
*** O usuário deverá está portando os materiais emprestados para refazer o empréstimo no balcão de atendimento, visto que este novo empréstimo é para nos certificarmos sobre as obras emprestadas.

Posso renovar o empréstimo por telefone?
Não, pois é necessário no ato da renovação que o usuário digite sua senha pessoal e intransferível, no sistema de empréstimo.

MULTAS
Como devo proceder ao devolver materiais que estão em atraso?
1º No ato da devolução o usuário será informado sobre o valor da multa do material e automaticamente ficará com status de "afastado" no sistema de empréstimos;
2º A multa será gerada por um boleto que deverá ser pago no setor financeiro FEITEP;
3º Depois de efetuado o pagamento o usuário deverá apresentar o comprovante na Biblioteca para que seu status no sistema de empréstimos volte a ser "Normal".

Onde posso imprimir o boleto da multa?
Exclusivamente no setor financeiro FEITEP. 

Onde posso pagar o boleto da multa?
Exclusivamente no setor financeiro FEITEP.

Como é calculada a multa?
A multa é calculada nos dias úteis da semana, desconsiderando portanto sábados, domingos e feriados.

Qual o valor da multa?
O valor da multa é de R$ 4,00 (quatro reais) por livro e por dia de atraso.

Após o pagamento do boleto o sistema atualiza automaticamente minha situação na Biblioteca?
Não, o usuário deverá apresentar o comprovante de pagamento à Biblioteca para normalizar sua situação.

UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE ESTUDO
Quantas pessoas podem utilizar as salas de estudo?
O número de usuários em cada sala é de no mínimo 2 (dois) e no máximo 6 (seis) usuários.

Posso usar notebook nas salas de estudo e/ou Biblioteca?
Sim.

Qual procedimento para pegar a chave da sala de estudo?
1º Os usuários devem solicitar no balcão de atendimento a chave para a sala de estudo, todos os usuários tem que estar presente, visto que é necessário todos assinarem o comprovante de utilização da sala;
2º Após utilização, a chave deverá ser devolvida no balcão de atendimento.

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